Notícias atualizadas do Rio Mountain Festival 2023

Publicado em: 18/10/2023 10:57 | Atualizado em: 20/10/2023 17:14

Sexta-Feira – 20/10

Guilherme Cavallari - Transmongólia

Guilherme Cavallari do documentário e livro Transmongólia chega ao festival nesta sexta-feira.

Sob o céu ameno do Rio de Janeiro, o terceiro dia do festival começou bastante aquecido com a divulgação do vencedor do concurso fotográfico, conforme relatado a seguir. E agora, temos o prazer de anunciar a chegada ao festival de Guilherme Cavallari, autor do livro, protagonista e produtor do documentário Transmongólia, que terá sua exibição neste domingo no Rio Mountain Festival, o autor também participará de um bate-papo com o público, confira.

“Guilherme Cavallari percorreu toda a maior extensão da Mongólia sozinho e de bicicleta. Foram 3.633 km do extremo oeste ao extremo leste, passando pelo extremo norte. O contato com famílias nômades, o mergulho na cultura e o dia a dia de muita história foram os pontos altos da travessia. Essa expedição, que durou cinco meses, deixou de legado do documentário e do livro Transmongólia: Gengis Khan na Garrafa de Vodca”

Exibição do documentário: Rio Mountain Festival – 2023 em 22 de Outubro – Mostra Competitiva
Direção: Cauê Steinberg
Produção: Cauê Steinberg e Guilherme Cavallari
Origem: Brasil
Tema: Cicloviagem
Ano: 2023
Duração: 1h 39 min
Classificação etária: 12 anos

NOTA: Para adquirir o livro do autor é preciso comprar antecipado pelo site da Editora Kalapalo. Você poderá retirar o livro com autor no dia, mas não podemos fazer venda dentro do festival.

Confira a programação completa do festival em: riomountainfestival.com.br

No domingo a expectativa fica para recebermos os diretores do filme Rota Polar e Unindo Asas.

Matterhorn - Foto Rafael Duarte

Saiu o resultado do Concurso Fotográfico “Montanhas do Mundo”

Anualmente o festival abre inscrições para o tradicional concurso fotográfico “Montanhas do Mundo”. Neste ano foram 36 trabalhos inscritos de fotógrafos amadores e profissionais, e você pode conferir a exposição virtual deles aqui no nosso site

Os trabalhos fotográficos recebidos passaram por uma primeira avaliação dos jurados onde foram selecionados dois finalistas

Desse ponto em diante é com o público… que escolheu neste concurso, com 62% (1674) votos, a exposição “Matterhorn – A montanha mais bonita do mundo” do fotógrafo Rafael Duarte, que terá a exibição do seu trabalho na próxima edição do festival.

Parabéns, Rafael Duarte!

Em segundo lugar, com 1034 votos, ficou o trabalho da fotógrafa Júlia Zattel com a exposição “Montanhas são Deuses”.

Gostaríamos de agradecer aos que enviaram seus trabalhos para o concurso fotográfico “Montanhas do Mundo”. Até o ano que vem!

CCBB RJ

Curiosidades do Rio Mountain Festival

Você sabia que o festival foi criado em 2001? Pois é! O evento criado por Alexandre Diniz é o primeiro festival de filmes de montanha do Brasil, tendo seu início lá em 2001. E agora, depois de um bom tempo sendo exibido no tradicional cinema do Odeon na Cinelândia e pausado durante o período da pandemia, o festival retornou no ano passado em uma nova casa no Centro Cultural Banco do Brasil.

Conheça um pouco sobre a criação do festival e seus diretores: https://riomountainfestival.com.br/o-festival/apresentacao/.

Quinta-Feira – 19/10

Filme En Busca de mi Cumbre

Vindo do Chile para o festival, chega ao Rio de Janeiro a protagonista Isabel Aguirre do documentário “En busca de mi cumbre”.

Quinta-feira, na sessão das 19h, será exibido o documentário “En busca de mi cumbre” e estamos bem felizes em receber a protagonista Isabel Aguirre que desembarcou ontem no Río de Janeiro, vindo do Chile para o festival!

O filme narra a inspiradora jornada de Isabel “Polli” Aguirre, que, após um acidente aos 18 anos, vem se dedicando a tornar o mundo mais acessível para pessoas com deficiência. Agora, ela desafia os limites ao se tornar a primeira em cadeira de rodas a escalar o glaciar Michinmauida, na Patagônia chilena, demonstrando que as deficiências não são barreiras, mas oportunidades para desafiar estereótipos e criar um mundo melhor.

Exibição: Rio Mountain Festival – 2023
Mostra: Competitiva
Direção: Carlos Pérez
Produção: Odei Zabaleta
Origem: Chile
Tema: Montanhismo
Ano: 2023
Duração: 1h
Classificação etária: Livre

Confira a programação completa do festival em: riomountainfestival.com.br

Camisa Rio Mountain Festival 2023

Camisas Rio Mountain Festival 2023.

As camisas desta 18a edição do Rio Mountain Festival estão sendo entregues durante o festival. De fabricação da Alpen, marca de vestuários apoiadora do festival, o tecido é feito de algodão, com tamanho que vão de PP a XG, custam 60,00 reais e você pode adquirir a sua diretamente com a Evelyn pelo WhatsApp suporte do festival +55 21 97476-6754.

*Por normas internas, as camisas não são vendidas no local do festival, apenas de forma antecipada com pagamento via Pix e a retirada durante o evento.

Votação Concurso Fotográfico

Termina hoje (quinta) a votação do Concurso Fotográfico

Termina hoje a votação do concurso fotográfico “Montanhas do Mundo” que decidirá o fotógrafo que terá sua exposição no Rio Mountain Festival 2024.

Conheça os finalistas: https://riomountainfestival.com.br/votacao-do-concurso-fotografico/

Quarta-Feira – 18/10

Descarte de Cartuchos de Gás - Programa de reciclagem Gear Tips

Montanhistas, aproveitem para descartar seu cartucho de gás de acampamento para reciclagem

O coletor de cartucho de gás do programa de reciclagem Gear Tips está disponível em frente à entrada do cinema I durante todo o festival. Durante a abertura do festival e tivemos o prazer de receber aqueles que desenharam e criaram o coletor do Programa de Reciclagem Gear Tips, além de apoiarem demais o nosso projeto, Davi Lourenço, Victor Correia – Grão Coworking e o responsável socioambiental do Gear Tips, Bruno Negreiros.

Até breve com notícias fresquinhas para vocês.

Translate »