Filmes sobre Ciclismo são destaque desta edição

Publicado em: 29/09/2023 14:21 | Atualizado em: 23/10/2023 10:49

Recentemente cidades de quase todo o mundo realizaram atividades em prol do Dia Mundial Sem Carro, uma iniciativa que visa promover uso alternativos de transporte como a bicicleta, melhorando a qualidade de vida e o meio ambiente. O Rio Mountain Festival chega à sua 18ª. edição, com a exibição de 18 filmes de esportes de aventura, natureza, cultura de montanha e também com filmes sobre ciclismo, que trazem para as telonas grandes aventuras e reflexões sobre o poder da bicicleta em mudar vida das pessoas.

Entre os destaques está o longa-metragem brasileiro Transmongólia, documentário de aventura e cultura que narra a viagem que Guilherme Cavallari fez sozinho, de bicicleta, pela Mongólia. No filme, que será apresentado no dia 22/10 (domingo), às 16h, Guilherme divide detalhes e situações que somente um cicloviajante experencia. Quem quiser saber mais sobre as aventuras de Guilherme, poderá participar também do Papo com Guilherme Cavallari, no mesmo dia, às 13h. Na ocasião, ele compartilhará fatos presentes no seu livro “Transmongólia: Gengis Khan na Garrafa de Vodca”, no qual ele narra sua expedição de cinco meses, por 3.633 km do extremo oeste ao extremo leste, passando pelo extremo norte. No livro, assim como no filme, são revelados os pontos altos da travessia, como o contato com famílias nômades e o mergulho diário na cultura mongol.

Outro filme que tem o ciclismo como protagonista é o canadense The Engine Inside (A Força Interior), documentário narrado por Phill Liggett. O longa-metragem apresenta as histórias de seis pessoas comuns, de várias partes do mundo, mostrando a força única da bicicleta para mudar vidas e construir um mundo melhor. Através das histórias, o filme revela o potencial, muitas vezes negligenciado, dessa máquina de 200 anos, explorando seu impacto em questões globais, como saúde física e mental, desigualdade socioeconômica e mudanças climáticas. O filme será apresentado no dia 22/10 (domingo), às 14h.

“Nesta edição, exibiremos sete longa-metragens. No ano passado, tivemos apenas um, que foi o filme vencedor. Isso representa uma guinada do Rio Mountain Festival, que passa a receber mais filmes autorais, com narrativas mais profundas”, conta Alexandre Diniz, diretor do Rio Mountain Festival.

Os longa-metragens que serão apresentados entre os dias 18 e 22/10, ao lado de curtas e médias-metragens, são: os brasileiros Cinzas da floresta, Transmongólia e Rota Polar, o canadense The Engine Inside, o austríaco Via Sedna, o francês L’Everest en Partage e o italiano L’Ultima via di Riccardo Bee.

Vale lembrar que a 18ª edição do Rio Mountain Festival acontece de 18 a 22 de outubro de 2023, no CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil, no Centro do Rio de Janeiro e a programação dos filmes já está disponível aqui no site.

Filmes sobre Ciclismo
Filme Transmongólia, com produção de Cauê Steinberg e Guilherme Cavallari e The Engine Inside, com produção Darcy Wittenburg e Ian Dunn.
Translate »