Destaque para filmes sobre crise climática, desigualdade de gênero e inclusão

Publicado em: 26/09/2023 09:59 | Atualizado em: 26/09/2023 10:36

Entre os dias 18 e 22 de outubro, o Rio Mountain Festival exibirá 18 filmes de esportes de aventura, natureza e cultura de montanha, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Entre os destaques da 18ª edição do festival estão filmes que abordam o impacto da crise climática nas florestas brasileiras, os preconceitos enfrentados por montanhistas em países que ainda mantém restrições legais para mulheres praticarem esportes, e a superação de uma cadeirante em busca de um mundo mais inclusivo. São eles:

Cinzas da Floresta

Brasil, 2023, 1h16 min
Direção: André D’Elia / Produção: Arapuá Filmes
O filme acompanha Mundano, artista de rua reconhecido internacionalmente, por um Brasil em chamas, coletando cinzas de incêndios florestais para criar a tinta utilizada em sua última obra, no contexto das mudanças climáticas na Amazônia. O projeto visa promover a arte como ativismo e conscientizar sobre a importância da proteção das florestas e do combate aos incêndios.
• O filme será exibido no dia 21/10 (sábado), às 16.

Filme Cinzas da Floresta

Abriendo Camino (Abrindo o Caminho)

Espanha, 2022, 47 min
Direção e produção: Juan Miguel Ponce Martínez
A equipe feminina de montanhismo da Espanha, FEDME, vai aos desertos da península Arábica, no âmbito de seu projeto “Abrindo Caminho”, com o qual elas pretendem abrir novas vias e, assim, deixar uma marca feminina no mundo da escalada. Para tanto, elas enfrentarão tabus e preconceitos.
• O filme será exibido no dia 22/10 (domingo), às 18h.

Filme Abriendo Camino

En Busca de mi Cumbre (Em Busca do meu Cume)

Chile, 2023, 1h
Direção: Carlos Peréz / Produção: Odei Zabaleta
Depois de um acidente, Isabel “Polli” Aguirre se viu em uma cadeira de rodas aos 18 anos. Desde então, dedica sua vida a fazer do mundo um lugar mais acessível para as pessoas portadoras de deficiência. Seu novo desafio é ser a primeira pessoa em uma cadeira de rodas a escalar o glaciar Michinmauida, na patagônia chilena. Com coragem e determinação, Polli nos mostra que as deficiências não são uma limitação, mas uma oportunidade de desafiar estereótipos e de mudar o mundo para melhor.
• O filme será exibido no dia 19/10 (quinta-feira), às 19h.

Filme En Busca de mi Cumbre

Outros destaques do Festival são os filmes To the Hills & Back (Ir às Colinas e Retornar), premiado no Banff Mountain Film Festival – um dos maiores festivais do mundo nesse gênero, e o longa-metragem brasileiro Transmongólia:

To the Hills & Back (Ir às Colinas e Retornar)

Canadá, 2022, 46 min
Direção: Mike Quigley / Produção: Malcolm Sangster e Gabriella Dufour-Leonard
O filme canadense traz a reflexão de um veterano guia de montanha e sua filha sobre uma vida inteira nas montanhas e a passagem de um legado familiar. Chegadas, partidas, acidentes com avalanches e luto fazem parte das histórias compartilhadas pelos personagens. Com belíssimas imagens de esqui na montanha.
• O filme será exibido no dia 18/10 (quarta-feira), às 17h.

Filme To The Hills and Back

Transmongólia

Brasil, 2023, 1h 39min
Direção: Cauê Steinberg / Produção: Cauê Steinberg e Guilherme Cavallari
Documentário de aventura e cultura que narra a viagem que Guilherme Cavallari fez sozinho, de bicicleta, pela Mongólia. No filme, Guilherme divide detalhes e situações que somente um cicloviajante experiência.
• O filme será exibido no dia 22/10 (domingo), às 16h.

Filme Transmongólia

Os filmes sobre escaladas icônicas em lindas paisagens estão bem representados no festival com a produção italiana Altavia 4000 e a búlgara Aiguille du Midi Operation: Eletric Avenue (Operação Aiguille du Midi: Avenida Elétrica).

AltaVia 4000

Itália, 2023, 37 min
Direção e Produção: Lucas Matassoni e Marco Tonolli
Os montanhistas Gabriel Perenzoni e Nicola Castagna tinham um sonho em comum: escalar todas as 82 montanhas de 4.000 metros dos Alpes em uma única temporada. “ALTAVIA 4000” é uma jornada pelas gigantes dos Alpes, uma aventura de autoconhecimento que explora os laços profundos que se constroem na altitude.
• O filme será exibido no dia 19/10 (quinta-feira), às 17h.

Filme AltaVia 4000

Aiguille du Midi Operation: Eletric Avenue (Operação Aiguille du Midi: Avenida Elétrica)

Bulgária, 2023, 16 min
Direção: Georgi Kerezov e Stoil Dimitrov / Produção: Never Know Productions
Bem ao lado do pico Aiguille du Midi, situado em um mar de montanhas, a uma altitude de 3.842 metros, ergue-se majestosamente o mítico monólito de granito de 50 metros de altura, Gendarme des Cosmiques. Durante os últimos 30 anos, ele abrigou apenas duas vias de escalada, a Digital Crack (9c) e a Arête des Cosmiques (9c), mas isso mudou no dia 10 de agosto de 2022!
• O filme será exibido no dia 22/10 (domingo), às 16h.

Filme Aiguille du Midi

“Nesta edição, exibiremos sete longa-metragens. É a primeira vez que isso acontece. No ano passado, tivemos apenas um, que foi o filme vencedor. Isso representa uma guinada do Rio Mountain Festival, que passa a receber mais filmes autorais, com narrativas mais profundas”, conta Alexandre Diniz, diretor do Rio Mountain Festival.

Os longa-metragens que serão apresentados entre os dias 18 e 22/10, são: os brasileiros Cinzas da floresta, Transmongólia e Rota Polar, o canadense The Engine Inside, o austríaco Via Sedna, o francês L’Everest en Partage e o italiano L’Ultima via di Riccardo Bee.

Translate »