Rio Mountain Festival 2023

O Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro recebeu mais uma vez, de 18 a 22 de outubro, o Rio Mountain Festival. Com patrocínio das empresas Deuter e Nautika, o festival continua crescendo, tendo um número recorde de 12 sessões. Dessas, nove foram longa metragens. Também um número histórico no festival.

O grande vencedor de 2023, com o prêmio Cidade do Rio, foi o filme “The Engine Inside”, de Darcy Wittenburg, Darren McCullough e Colin Jones. Uma catarse das diversas modalidades do ciclismo. O melhor filme brasileiro ficou para o filme Rota Polar, de Beto Pandiani e Sylvio Rocha, sobre a belíssima viagem de veleiro ao Polo Norte. Completando as principais premiações, “Transmongólia”, de Cauê Steinberg, foi o escolhido no voto popular. A cicloviagem pela Mongólia do aventureiro e escritor Guilherme Cavallari cativou o público presente.

A cadeirante Isabel Aguirre, protagonista do filme “Em busca de mi cumbre”, esteve presente no CCBB RIO para prestigiar o festival. A direção do festival homenageou-a com uma Menção Honrosa pelo seu filme.

Completando a programação, no cinema 2 contamos com o bate papo com os autores de dois livros: “Transmongólia: Gengis Khan na garrafa de vodca” do cicloviajante Guilherme Cavallari e “Coleção Ciência Nas Trilhas”, de Clau Lizieri. Além das palestras “Mar e montanha – Produções audiovisuais nos extremos”, com os videomakers Abelardo Walsh e Rico Zumpichiatti; “Expedições e cinematografia outdoor”, com o diretor de fotografia Seblen Mantovani e papo com os diretores Beto Pandiani, Sylvio Rocha e Fabio Benvenuti.

Aos nossos patrocinadores e apoiadores, nosso muito obrigado por facilitarem o nosso retorno e incentivar o esporte, o cinema e a cultura no nosso país! Centro Cultural do Banco do Brasil, Deuter, Nautika, Alpen, Azteq, Camelbak, Sea To Summit e Spot.

Veja como foi o Rio Mountain Festival 2023

Vinheta - Rio Mountain Festival 2023

Filmes Premiados

Filme Cinzas da Floresta

Cinzas da Floresta

Menção Honrosa
Brasil, 2023, 1h 16 min • Cultural e ambiental • Direção: André D’Elia
Classificação etária: livre
Veja sinopse, trailer e mais informações

Filme En Busca de mi Cumbre

En Busca de mi Cumbre

Menção Honrosa
Chile, 2023, 1h • Montanhismo • Direção: Carlos Pérez
Classificação etária: livre
Veja sinopse, trailer e mais informações

Jadis - Looking Backward

Jadis – Looking Backward

Melhor Fotografia
França, 2023, 38 min • Montanhismo e esqui • Direção: Sébastien Jam
Classificação etária: 12 anos
Veja sinopse, trailer e mais informações

Filme Overhang

Overhang

Melhor Curta-metragem
França, 2023, 13 min • Escalada • Direção: Lucas Costes e Mathéo Bourgeois
Classificação etária: livre
Veja sinopse, trailer e mais informações

Filme Rota Polar

Rota Polar

Prêmio Terra Brasilis - Melhor Filme Brasileiro
Brasil, 2023, 1h 30 min • Vela • Direção: Beto Pandiani e Sylvio Rocha
Classificação etária: livre
Veja sinopse, trailer e mais informações

Filme The Engine Inside

The Engine Inside

Melhor Filme - Júri Oficial
Canadá, 2023, 1h 24 min • Mountain bike e ciclismo • Direção: Darcy Wittenburg, Darren McCullough e Colin Jones
Classificação etária: livre
Veja sinopse, trailer e mais informações

Filme Transmongólia

Transmongólia

Melhor Filme - Júri Popular
Brasil, 2023, 1h 39 min • Cicloviagem • Direção: Cauê Steinberg
Classificação etária: 12 anos
Veja sinopse, trailer e mais informações

Galeria de Fotos

Fotógrafo Oficial: Lauro Sobral | Suporte: Bruna Walsh

Exposição Fotográfica: "Quando a Montanha Chama", de Aline Fortuna

A exposição “Quando a Montanha Chama”, de Aline Fortuna, ficou exposta pelo mesmo período na sala multiuso junto ao cinema 2. Foram 10 fotos retratando belas imagens de vulcões da Bolívia e montanhas geladas da Geórgia.

A exposição mostrou uma seleção de fotos da fotógrafa vencedora do Concurso Fotográfico Montanhas do Mundo, promovido pelo Rio Mountain Festival, na edição anterior, em 2022.

Segundo a fotógrafa a montanha representa muito mais do que uma paisagem. Ela é uma fonte de conexão profunda com o mundo natural que nos rodeia. A imponência das montanhas nos faz sentir pequenos diante da grandiosidade da Terra, ao mesmo tempo em que nos convida a explorar seus desafios.

A montanha é conexão, conexão com o que há de mais puro na natureza. É imponência e desafio, proporcionando jornadas interiores e físicas, que nos confronta com nossos medos e nos ensina a persistir, a acreditar em nós mesmos e a alcançar o inalcançável. É feminina, onde nos ensina resiliência, nos fornece recursos essenciais, e é majestosa por natureza.

Nada melhor do que inspirar mais pessoas a viverem essa vida outdoor, onde a natureza é a mestra e o guia para uma maior conexão consigo mesmos, e com os outros. Quando a montanha chama, é o nosso chamado para essa conexão.

Sobre a fotógrafa Aline Fortuna
Aline Fortuna é fotógrafa outdoor premiada em mais de 40X em diversos concursos nacionais e internacionais relacionados à natureza e paisagens. É também, produtora de conteúdo no projeto @mundosemmuros, em parceria com Renata Rodrigues. Juntas, elas colecionam incríveis viagens, capturando o mundo em imagens desde 2017, quando decidiram embarcar em uma jornada para realizar seus sonhos em comum: explorar o mundo!

O projeto Mundo Sem Muros busca compartilhar suas experiências ao público através de uma produção de conteúdo diferenciada e de qualidade, direcionado ao empoderamento feminino, natureza e experiências outdoor. Acima de tudo, o projeto tem como intuito fazer com que suas produções audiovisuais, fotos e textos sejam uma forma de tocarem o coração da sua audiência, inspirando as pessoas a viajarem mais e verem o mundo de uma nova perspectiva, em conexão e respeito com a natureza.

Palestras

Mar e Montanha - Produções Audiovisuais nos Extremos

Neste bate-papo, Rico Zumpichiatti revelou os bastidores das filmagens subaquáticas do programa “Naufrágio” do canal OFF, que levou os espectadores aos oceanos do planeta. Juntamente com ele, Abelardo Walsh compartilhou suas experiências em audiovisual, adquiridas ao explorar as montanhas mundo afora.

Expedições e Cinematografia Outdoor

Nessa palestra com Seblen Mantovani ele contou sobre seus 26 anos de experiências como montanhista e cineasta, explorando algumas das paisagens mais deslumbrantes do planeta e escalando ou filmando para projetos como o “Montanhistas” e Escaladores de Vulcões para o Canal OFF.

Papo com autor

Papo com Guilherme Cavallari

Nesse papo, Guilherme Cavallari foi entrevistado sobre sobre sua viagem à Mongólia, sozinho e de bicicleta que deixou como legado o livro “Transmongólia: Gengis Khan na Garrafa de Vodca”.

Guilherme percorreu 3.633 km do extremo oeste ao extremo leste, passando pelo extremo norte. O contato com famílias nômades, o mergulho na cultura e o dia a dia de muita história foram os pontos altos da travessia e foram abordados durante a conversa.

Papo com Clau Lizieri

Clau Lizieri veio ao Rio Mountain Festiva para conversar sobre o lançamento da coleção de livros Ciência nas Trilhas, onde ela conta histórias que percorrem os caminhos da ciência, da educação, da cultura, do meio ambiente e das atividades de aventura na natureza.

Nos livros a personagem Lizi é uma cientista, praticante do montanhismo, apaixonada pela natureza. Ela defende a proteção do meio ambiente natural levando o leitor a perceber as belezas da natureza com detalhes, por meio da ciência, enquanto o conduz para diversos lugares do mundo através de sua narrativa ricamente ilustrada.

Papo com diretores

Papo com Beto Pandiani, Fabio Benvenuti e Sylvio Rocha

Os diretores dos filmes brasileiros Sylvio Rocha, Beto Pandiani do filme Rota Polar e Fabio Benvenuti do filme Unindo Asas, irão bater um papo com o público do Rio Mountain Festival sobre as filmagens e desafios de cada uma das produções.

Responsabilidade Social

Projetos Sociais

Agradecemos participação das crianças e professores da Escola Dom Cipriano, que participam do Projeto Asas para Voar e também do Projeto Escalada Urbana quem em uma parceria com a Par Transporte tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão do Rio Mountain Festival.

Responsabilidade Ambiental

Certificado Carbono Neutro

O Festival conquistou pela segunda vez o Certificado de Carbono Neutro. Para a realização do evento emitimos cerca de 1,13 toneladas de CO² que será compensado pelo plantio de 7 árvores nativas da Mata Atlântica, na área de proteção ambiental (APA) do Pratigi, no Baixo Sul da Bahia. O certificado foi emitido pela OCT – Organização de Conservação da Terra.

Programa de Reciclagem do Gear Tips

Mais uma vez o festival disponibilizou durante todos os dias, um coletor de cartucho de gás, daqueles usados em acampamento, para o descarte seguro de todos os aventureiros que passavam pelo evento. O Programa de Reciclagem Gear Tips foi o vencedor do Prêmio de Proteção das Montanhas 2023 da União Internacional das Associações de Alpinismo – UIAA.

Concurso Fotográfico - Montanhas do Mundo

Vencedor do Concurso: Rafael Duarte
Tema da Exposição: Matterhorn: a montanha mais bonita do mundo

A 8ª edição do concurso fotográfico “Montanhas do Mundo” elegeu o fotógrafo Rafael Duarte com a exposição “Matterhorn: a montanha mais bonita do mundo”. Os dois finalistas, Julia Zettel e Rafael Duarte, tiveram juntos um total de 2.708 votos online.

Exposição Virtual

Confira abaixo uma galeria com as fotos de todos os fotógrafos que participaram do Concurso Fotográfico desta edição. Tivemos um total de 37 inscritos.

Translate »