Rio Mountain Festival 2023

Após longos 4 anos de espera, o retorno do Rio Mountain Festival levou o ambiente de montanha com cinema, literatura e fotografia, para o Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, um lugar ícone, que inspira cultura. Foram mais de 1.500 pessoas passando pelo local durante o período de 17 a 20 de Novembro de 2022! Unindo forças, o Rio Mountain Festival juntou para a organização do evento três empresas apaixonadas pela vida ao ar livre, 9d Produções, Gear Tips e Walsh TV. Com patrocínio das empresas Deuter e Nautika, o festival exibiu 24 filmes em 9 sessões de cinema, dentre eles 6 Brasileiros e 18 Internacionais.

A exposição “Montanhas Noturnas” do fotógrafo e astrofísico Marcos Terra compuseram o embelezamento do festival em uma mostra de 16 fotos no foyer do cinema 2, durante todo o evento. Este ano também contamos com o bate papo sobre o lançamentos de 2 livros, o “Mashallah – do Ártico à Ásia de bicicleta” do cicloviajante Israel Coifman e “Além dos Sonhos – da cama ao cume” de Roman Romancini e Rafael Duarte. Houve também uma palestra com os organizadores do evento e convidados especiais sobre o mercado audiovisual, evidenciando o nosso desejo de incentivar a produção de filmes nacionais relacionados à prática de atividades ao ar livre como escalada, trilhas, acampamento, mountain bike, dentre outros.

No cinema, o grande vencedor deste ano foi Wild Waters (Águas Selvagens) da canoísta francesa Nouria Newman, com produção e direção de David Arnaud, o longa-metragem foi eleito pelo júri e recebeu o prêmio de melhor filme! Em Wild Waters acompanhamos Nouria enquanto ela se prepara para se tornar a primeira mulher a descer uma cachoeira de 30 metros e acentuar que é uma das maiores canoístas de todos os tempos. Outro grande destaque do festival foi o filme Além dos Sonhos que recebeu o prêmio de voto popular! Além dos Sonhos, um filme de direção e produção de Rafael Duarte, conta a história de Roman Romancini na saga pela conquista de seu maior sonho, mesmo após um acidente e doença que o fizeram se afastar momentaneamente de seu objetivo, conquistar o Monte Everest, a montanha mais alta do planeta.

Os organizadores e a equipe do Rio Mountain Festival levam a prática de atividades ao ar livre como um estilo de vida, mas é através desse estilo de vida, por meio do festival, que procuramos articular de diversas formas com toda a sociedade!

Podemos dizer que 2022 ficará na história por vários motivos e o primeiro deles é poder retornar, após 4 anos sem a realização do evento! Foi uma satisfação ver o evento lotado, olhos vidrados da tela do cinema e exposição fotográfica, ouvidos atentos aos filmes e palestras, sorrisos sendo compartilhados entre os participantes antigos e recém conhecidos.

Aos nossos patrocinadores e apoiadores, nosso muito obrigado por facilitarem o nosso retorno e incentivar o esporte, o cinema e a cultura no nosso país! Centro Cultural do Banco do Brasil, Deuter, Nautika, Alpen, Azteq, Camelbak, Clorin, Loja Mundo Terra, Sea To Summit e Spot.

Veja como foi o Rio Mountain Festival 2023

Vinheta - Rio Mountain Festival 2023

Filmes Premiados

Filme Cinzas da Floresta

Cinzas da Floresta

Menção Honrosa
Brasil, 2023, 1h 16 min • Cultural e ambiental • Direção: André D’Elia
Classificação etária: livre
Veja sinopse, trailer e mais informações

Filme En Busca de mi Cumbre

En Busca de mi Cumbre

Menção Honrosa
Chile, 2023, 1h • Montanhismo • Direção: Carlos Pérez
Classificação etária: livre
Veja sinopse, trailer e mais informações

Jadis - Looking Backward

Jadis – Looking Backward

Melhor Fotografia
França, 2023, 38 min • Montanhismo e esqui • Direção: Sébastien Jam
Classificação etária: 12 anos
Veja sinopse, trailer e mais informações

Filme Overhang

Overhang

Melhor Curta-metragem
França, 2023, 13 min • Escalada • Direção: Lucas Costes e Mathéo Bourgeois
Classificação etária: livre
Veja sinopse, trailer e mais informações

Filme Rota Polar

Rota Polar

Prêmio Terra Brasilis - Melhor Filme Brasileiro
Brasil, 2023, 1h 30 min • Vela • Direção: Beto Pandiani e Sylvio Rocha
Classificação etária: livre
Veja sinopse, trailer e mais informações

Filme The Engine Inside

The Engine Inside

Melhor Filme - Júri Oficial
Canadá, 2023, 1h 24 min • Mountain bike e ciclismo • Direção: Darcy Wittenburg, Darren McCullough e Colin Jones
Classificação etária: livre
Veja sinopse, trailer e mais informações

Filme Transmongólia

Transmongólia

Melhor Filme - Júri Popular
Brasil, 2023, 1h 39 min • Cicloviagem • Direção: Cauê Steinberg
Classificação etária: 12 anos
Veja sinopse, trailer e mais informações

Galeria de Fotos

Fotógrafo Oficial: Lauro Sobral | Suporte: Bruna Walsh

Exposição Fotográfica: "Quando a Montanha Chama", de Aline Fortuna

A exposição mostrou uma seleção de fotos da fotógrafa vencedora do Concurso Fotográfico Montanhas do Mundo, promovido pelo Rio Mountain Festival, na edição anterior, em 2022.

Segundo a fotógrafa a montanha representa muito mais do que uma paisagem. Ela é uma fonte de conexão profunda com o mundo natural que nos rodeia. A imponência das montanhas nos faz sentir pequenos diante da grandiosidade da Terra, ao mesmo tempo em que nos convida a explorar seus desafios.

A montanha é conexão, conexão com o que há de mais puro na natureza. É imponência e desafio, proporcionando jornadas interiores e físicas, que nos confronta com nossos medos e nos ensina a persistir, a acreditar em nós mesmos e a alcançar o inalcançável. É feminina, onde nos ensina resiliência, nos fornece recursos essenciais, e é majestosa por natureza.

Nada melhor do que inspirar mais pessoas a viverem essa vida outdoor, onde a natureza é a mestra e o guia para uma maior conexão consigo mesmos, e com os outros. Quando a montanha chama, é o nosso chamado para essa conexão.

Sobre a fotógrafa Aline Fortuna
Aline Fortuna é fotógrafa outdoor premiada em mais de 40X em diversos concursos nacionais e internacionais relacionados à natureza e paisagens. É também, produtora de conteúdo no projeto @mundosemmuros, em parceria com Renata Rodrigues. Juntas, elas colecionam incríveis viagens, capturando o mundo em imagens desde 2017, quando decidiram embarcar em uma jornada para realizar seus sonhos em comum: explorar o mundo!

O projeto Mundo Sem Muros busca compartilhar suas experiências ao público através de uma produção de conteúdo diferenciada e de qualidade, direcionado ao empoderamento feminino, natureza e experiências outdoor. Acima de tudo, o projeto tem como intuito fazer com que suas produções audiovisuais, fotos e textos sejam uma forma de tocarem o coração da sua audiência, inspirando as pessoas a viajarem mais e verem o mundo de uma nova perspectiva, em conexão e respeito com a natureza.

Palestras

Mar e Montanha - Produções Audiovisuais nos Extremos

Neste bate-papo, Rico Zumpichiatti revelou os bastidores das filmagens subaquáticas do programa “Naufrágio” do canal OFF, que levou os espectadores aos oceanos do planeta. Juntamente com ele, Abelardo Walsh compartilhou suas experiências em audiovisual, adquiridas ao explorar as montanhas mundo afora.

A palestra aconteceu sábado, dia 21 de outubro de 2023, às 10h na sala de cinema 2 do CCBB.

Expedições e Cinematografia Outdoor

Nessa palestra com Seblen Mantovani ele contou sobre seus 26 anos de experiências como montanhista e cineasta, explorando algumas das paisagens mais deslumbrantes do planeta e escalando ou filmando para projetos como o “Montanhistas” e Escaladores de Vulcões para o Canal OFF.

A palestra aconteceu no domingo, dia 22 de outubro de 2023, às 10h na sala de cinema 2 do CCBB.

Papo com autor

Papo com Guilherme Cavallari

Nesse papo, Guilherme Cavallari foi entrevistado sobre sobre sua viagem à Mongólia, sozinho e de bicicleta que deixou como legado o livro “Transmongólia: Gengis Khan na Garrafa de Vodca”.

Guilherme percorreu 3.633 km do extremo oeste ao extremo leste, passando pelo extremo norte. O contato com famílias nômades, o mergulho na cultura e o dia a dia de muita história foram os pontos altos da travessia e foram abordados durante a conversa.

O papo aconteceu domingo, dia 22 de outubro de 2023, às 17h na sala de cinema 2 do CCBB.

Papo com Clau Lizieri

Clau Lizieri veio ao Rio Mountain Festiva para conversar sobre o lançamento da coleção de livros Ciência nas Trilhas, onde ela conta histórias que percorrem os caminhos da ciência, da educação, da cultura, do meio ambiente e das atividades de aventura na natureza.

Nos livros a personagem Lizi é uma cientista, praticante do montanhismo, apaixonada pela natureza. Ela defende a proteção do meio ambiente natural levando o leitor a perceber as belezas da natureza com detalhes, por meio da ciência, enquanto o conduz para diversos lugares do mundo através de sua narrativa ricamente ilustrada.

O papo aconteceu sábado, dia 21 de outubro de 2023, às 17h10 na sala de cinema 2 do CCBB.

Papo com diretores

Papo com Beto Pandiani, Fabio Benvenuti e Sylvio Rocha

Os diretores dos filmes brasileiros Sylvio Rocha, Beto Pandiani do filme Rota Polar e Fabio Benvenuti do filme Unindo Asas, irão bater um papo com o público do Rio Mountain Festival sobre as filmagens e desafios de cada uma das produções.

O papo aconteceu dia sábado, 21 de outubro de 2023, às 13h na sala de cinema 2 do CCBB.

Responsabilidade Social

Projetos Sociais

Agradecemos participação das crianças e professores da Escola Dom Cipriano, que participam do Projeto Asas para Voar e também do Projeto Escalada Urbana quem em uma parceria com a Par Transporte tiveram a oportunidade de ir participar do Rio Mountain Festival.

Responsabilidade Ambiental

Certificado Carbono Neutro

O Festival conquistou pela segunda vez o Certificado de Carbono Neutro. Para a realização do evento emitimos cerca de 1,13 toneladas de CO² que será compensado pelo plantio de 7 árvores nativas da Mata Atlântica, na área de proteção ambiental (APA) do Pratigi, no Baixo Sul da Bahia. O certificado foi emitido pela OCT – Organização de Conservação da Terra.

Programa de Reciclagem do Gear Tips

Esta edição do festival contou com o Programa de Reciclagem do Gear Tips que disponibilizou durante todo os dias do festival, um coletor de cartucho de gás, daqueles usados em acampamento, para o descarte seguro de todos os aventureiros que passavam pelo Rio Mountain Festival.

Concurso Fotográfico - Montanhas do Mundo

Vencedor do Concurso: Rafael Duarte
Tema da Exposição: Matterhorn: a montanha mais bonita do mundo

Exposição Virtual

Nesse espaço trouxemos uma galeria de fotos dos fotógrafos que participaram do Concurso Fotográfico desta edição.

Translate »