Jurados

Dos Filmes da Mostra Competitiva

Armando Freitas

Armando Freitas é jornalista esportivo. Exerceu durante mais de três décadas várias funções no jornal O Globo, Sportv e TV Globo: repórter, redator, subeditor, chefe de reportagem, chefe de produção e editor-chefe. Mestre em Ciências da Comunicação, com habilitação em novas tecnologias e cultura contemporânea, atua atualmente como roteirista free-lancer, assinando séries documentais e outras produções audiovisuais. Como autor, escreveu com o também jornalista Marcelo Barreto as quatro últimas edições do Almanaque Olímpico, lançados pelo Comitê Olímpico do Brasil, e participou de duas coletâneas de contos.

Carol Barcellos

Jornalista, apresentadora e palestrante com 20 anos de experiência profissional na área de Jornalismo esportivo em empresa líder no segmento de Mídia na América Latina. Participação como jornalista da cobertura de grandes eventos esportivos como: Copa do Mundo masculina, Copa do Mundo feminina, Olimpíadas, Paraolimpíadas e Olimpíadas de inverno. Atuação como apresentadora do premiado programa de aventura “Planeta Extremo” ao lado de Clayton Conservani. As experiências vividas nos cantos mais extremos do planeta foram compartilhadas em mais de 130 palestras motivacionais para empresas de diversos segmentos e inspiraram o lançamento do livro “Quebrando os Limites”. Fundadora da ONG Destemidas, ONG que tem como propósito trabalhar a autonomia feminina através da corrida.”

Guilherme Cavallari

Guilherme Cavallari é aventureiro profissional, escritor, editor e produtor de audiovisual. Autor de vinte livros sobre aventura, coautor de diversos documentários, dois deles premiados como melhores filmes pelo júri popular no Rio Mountain Festival e finalistas em outras mostras internacionais. Fundou e dirige a Kalapalo Editora desde o ano 2000. Dirige a única escola de aventura do Brasil, sediada em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira, onde vive.

Do Concurso Fotográfico

Marcello Cavalcanti

Um dos fotógrafos de paisagem e natureza mais reconhecidos do Brasil, Marcello tem por norte de sua produção a versatilidade e criatividade. Há 20 anos percorre o mundo buscando retratar a grandiosidade do nosso planeta, além de organizar expedições fotográficas em lugares como no deserto de Sal da Bolívia, as estepes patagônicas da Argentina, o Atacama chileno, nos vulcões da Guatemala, e paisagens naturais no Brasil nos biomas do Pantanal, Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Como professor de fotografia há 12 anos, hoje ministra diversos cursos de fotografia online, com mais de 3.000 alunos até então. Nas aulas, ele impulsiona as pessoas a alcançarem seu melhor olhar traduzido em imagens inspiradoras, apresentando ideias, técnicas e equipamentos para ajudá-las a alcançar seus objetivos.

Pedro Cury

A conexão de Pedro Cury com as montanhas é através da bicicleta. Iniciou na fotografia para ilustrar o seu projeto jornalístico Pedal.com.br no fim dos anos 90 e acabou por se especializar nesse nicho, publicando em revistas especializadas de diversos países, incluindo mais de 20 capas. Nesse tempo, ganhou um concurso de fotos da Red Bull, expôs suas fotos em diferentes ocasiões e já foi jurado no Rio Mountain Festival. Além da fotografia, precisou se aprofundar como jornalista e atleta, tendo a chance de pedalar em montanhas de mais de 10 países nos mais de 25 anos de carreira.

Rafael Duarte

Fotógrafo, documentarista e jornalista, Rafael Duarte usa a fotografia para provocar reflexões sobre a conexão entre o ser humano e a natureza, além de promover a conservação dos patrimônios naturais, históricos e culturais do planeta. Premiado na fotografia e no cinema, sua obra já foi exposta em diversas galerias, museus e festivais nacionais e internacionais, como Somerset House em Londres e CCBB no Rio. É autor de seis livros, entre eles “Pão de Açúcar – monumento natural”, “Além dos Sonhos – da cama ao cume”, “RIO”, “Abrolhos – Terra e Mar” (finalista do Prêmio Jabuti 2017). Já colaborou com veículos como National Geographic, Mongabay, VICE, Digital Photographer, O Globo, entre outros. Mestre em “Cinema e Audiovisual”pela Sorbonne (Paris), é especialista em documentários ambientais e de montanha. Entre eles: “Despertar”, “RIO de olhares únicos”, “Além dos sonhos”, “Whiteout” entre outros. No Rio Mountain Festival já foi premiado três vezes: duas vezes por “Melhor Filme” e uma vez como “Melhor Fotógrafo”.