Dos Filmes da Mostra Competitiva

Armando Freitas
Armando Freitas é jornalista esportivo. Exerceu durante mais de três décadas várias funções no jornal O Globo, Sportv e TV Globo: repórter, redator, subeditor, chefe de reportagem, chefe de produção e editor-chefe. Mestre em Ciências da Comunicação, com habilitação em novas tecnologias e cultura contemporânea, atua atualmente como roteirista free-lancer, assinando séries documentais e outras produções audiovisuais. Como autor, escreveu com o também jornalista Marcelo Barreto as quatro últimas edições do Almanaque Olímpico, lançados pelo Comitê Olímpico do Brasil, e participou de duas coletâneas de contos.

Carol Barcellos

Guilherme Cavallari
Do Concurso Fotográfico

Marcello Cavalcanti
Um dos fotógrafos de paisagem e natureza mais reconhecidos do Brasil, Marcello tem por norte de sua produção a versatilidade e criatividade. Há 20 anos percorre o mundo buscando retratar a grandiosidade do nosso planeta, além de organizar expedições fotográficas em lugares como no deserto de Sal da Bolívia, as estepes patagônicas da Argentina, o Atacama chileno, nos vulcões da Guatemala, e paisagens naturais no Brasil nos biomas do Pantanal, Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Como professor de fotografia há 12 anos, hoje ministra diversos cursos de fotografia online, com mais de 3.000 alunos até então. Nas aulas, ele impulsiona as pessoas a alcançarem seu melhor olhar traduzido em imagens inspiradoras, apresentando ideias, técnicas e equipamentos para ajudá-las a alcançar seus objetivos.

Pedro Cury

Rafael Duarte
Fotógrafo, documentarista e jornalista, Rafael Duarte usa a fotografia para provocar reflexões sobre a conexão entre o ser humano e a natureza, além de promover a conservação dos patrimônios naturais, históricos e culturais do planeta. Premiado na fotografia e no cinema, sua obra já foi exposta em diversas galerias, museus e festivais nacionais e internacionais, como Somerset House em Londres e CCBB no Rio. É autor de seis livros, entre eles “Pão de Açúcar – monumento natural”, “Além dos Sonhos – da cama ao cume”, “RIO”, “Abrolhos – Terra e Mar” (finalista do Prêmio Jabuti 2017). Já colaborou com veículos como National Geographic, Mongabay, VICE, Digital Photographer, O Globo, entre outros. Mestre em “Cinema e Audiovisual”pela Sorbonne (Paris), é especialista em documentários ambientais e de montanha. Entre eles: “Despertar”, “RIO de olhares únicos”, “Além dos sonhos”, “Whiteout” entre outros. No Rio Mountain Festival já foi premiado três vezes: duas vezes por “Melhor Filme” e uma vez como “Melhor Fotógrafo”.