A exposição mostra uma seleção de fotos do fotógrafo vencedor do Concurso Fotográfico Montanhas do Mundo, promovido pelo Rio Mountain Festival, na edição anterior, em 2023. A exposição é uma atividade paralela à exibição dos filmes e que vai acontecer de 06 a 10 de novembro de 2024, no foyer do cinema 2 do CCBB.
Fotógrafo: Rafael Duarte
Data: 06 a 10 de novembro
Local: Foyer do Cinema 2 do CCBB
Exposição: Matterhorn: a montanha mais bonita do mundo
Esta exposição retrata o icônico Matterhorn, uma das montanhas mais majestosas e desafiadoras dos Alpes suíços, através das lentes do fotógrafo carioca Rafael Duarte. Ele desenvolveu uma profunda conexão com essa montanha após mudar-se para a Suíça, quando ela se tornou objeto de seus retratos e fonte de inspiração para a escalada mais épica de sua vida.
Ao longo de três anos, em visitas à vila de Zermatt, enquanto escalava as montanhas da região, Rafael explorou as nuances do Matterhorn de diferentes ângulos e em diversas estações do ano, revelando a imponência de suas curvas abruptas, que a destacam na paisagem. O título da mostra é, na realidade, provocativo, pois trata-se de um convite oculto do artista à reflexão. Ele pretende que a beleza da montanha desperte encantamento e sirva como uma fagulha para que os espectadores busquem dentro de si “a mais bonita do mundo”. Pois, para o autor, cada um tem a sua.
Fotógrafo: Rafael Duarte
Fotógrafo, documentarista e jornalista, Rafael Duarte usa a fotografia para provocar reflexões sobre a conexão entre o ser humano e a natureza, além de promover a conservação dos patrimônios naturais, históricos e culturais do planeta. Premiada na fotografia e no cinema, sua obra já foi exposta em diversas galerias, museus e festivais nacionais e internacionais. É autor de seis livros, entre eles “Pão de Açúcar – monumento natural”, “Além dos Sonhos – da cama ao cume”, “RIO”, “Abrolhos – Terra e Mar” (finalista do Prêmio Jabuti 2017). Atualmente também atua como produtor multimídia para a ONU.
Já colaborou com veículos como National Geographic, Mongabay, VICE, Digital Photographer, O Globo, entre outros. Mestre em “Cinema e Audiovisual” pela Sorbonne (Paris), é especialista em documentários ambientais e de montanha. Entre eles: “Despertar”, “RIO de olhares únicos”, “Além dos sonhos”, “Whiteout” entre outros. No Rio Mountain Festival já foi premiado três vezes: duas vezes por “Melhor Filme” e uma vez como “Melhor Fotógrafo”.