Papo com Luiz Saldanha
Data e horário: 18/11 às 16h15
Local: Cinema 2 do CCBB (48 lugares)
Ingresso: Entrada gratuita, mas é necessário reservar pelo site do CCBB ou retirar o ingresso na bilheteria (mediante disponibilidade).
Sobre o Livro: Guia de Sinalização para rotas de cicloturismo e trilhas de ciclismo de montanha no Brasil.
Essa publicação é resultado da parceria da Aliança Bike, Rede Brasileira de Trilhas, Observatório do Cicloturismo, Instituto Chico Mendes e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
O cicloturismo e o ciclismo de montanha são atividades de muitas potencialidades. Além dos benefícios recreativos e de promoverem a conexão dos ciclistas com a natureza e com os bens socioculturais do Brasil, essas práticas são fundamentais para o desenvolvimento econômico das comunidades que vivem no entorno das rotas. Elas ajudam a reduzir o êxodo rural e contribuem ativamente para a preservação do ambiente natural — seja em estradas rurais, seja dentro de Unidades de Conservação.


Sobre o Autor
Doutor e Mestre em Engenharia de Transportes e Turismólogo, Luiz é Diretor Executivo da Aliança Bike e coordena o Observatório do Cicloturismo do Instituto Planett. Atua há mais de dez anos em projetos e pesquisas relacionados à mobilidade urbana, turismo e lazer, meio ambiente e saúde coletiva.
Papo com autora Susi Saito
Data e horário: 18/11 às 18h15
Local: Cinema 2 do CCBB (48 lugares)
Ingresso: Entrada gratuita, mas é necessário reservar pelo site do CCBB ou retirar o ingresso na bilheteria (mediante disponibilidade).
Sobre o Livro: Alma Ciclo Viajante
Poderia ser um guia chato e enfadonho de como começar a pedalar mais intensamente na casa dos 50 anos, ou um relato de viagem daqueles que parecem um longo relatório, mas a forma com que Suzi Saito descreve sua cicloviagem pelo catarinense Vale Europeu sob a ótica de uma pessoa comum, iniciante, humilde e grata, faz com que a leitura mais pareça uma boa prosa de bikers no bar. Os momentos reflexivos que toda expedição desta natureza proporciona revelam uma pessoa bastante centrada na avaliação da vida pregressa, e traz interessantes questionamentos ao valor que se dá ao tempo. As idas e vindas da vida, salpicados por acasos providenciais, parecem sempre colocá-la no lugar onde realmente deveria estar. E o anseio de contar em um livro vem do sentimento de responsabilidade em motivar a realização de sonhos.


Sobre a autora
Apesar da pouca experiência ciclística, Suzi Saito é Educadora Física, e mesmo com grandes intervalos entre as realizações, já havia vencido desafios como correr maratonas, peregrinar pela Europa e mochilar nos Andes. Como escritora influenciou muita gente em 10 anos bem produtivos no blog CLICS: Conversas, Lembranças, Imagens, Cartas e Sonhos.
Papo com Jorge Cáceres
Data e horário: 19/11 às 15h15
Local: Cinema 2 do CCBB (48 lugares)
Ingresso: Entrada gratuita, mas é necessário reservar pelo site do CCBB ou retirar o ingresso na bilheteria (mediante disponibilidade).
Sobre o Livro: No Caminho de Santiago – Caminho Francês por Navarra & Aragón
Quando um peregrino vai pela primeira vez para o Caminho de Santiago, tem como desafio uma quantidade de quilômetros que nunca viu na frente e se preparar para enfrentá-los. Depois de terminada a jornada, volta para sua casa e mentalmente sabe que um dia voltará. Isso chega a ser um pensamento diário.
No seu dia a dia o peregrino começa a enfrentar desafios no seu trabalho, na sua vida e percebe que ainda há caminhos aqui para percorrer e não são fáceis, muito menos prazerosos. Encarar os desafios do nosso cotidiano e, acima de tudo, superá-los nos dá uma certeza: um novo Caminho já está começando e a cada amanhecer a distância diminui até o dia que os seus pés estarão em Saint Jean Pied de Port.


Sobre o autor
Em breve.