Papo com Autores de Livros

Papo com Luiz Saldanha

Data e horário: 18/10 às 16h15

Local: Cinema 2 do CCBB (48 lugares)

Ingresso: Entrada gratuita, mas é necessário reservar pelo site do CCBB ou retirar o ingresso na bilheteria (mediante disponibilidade).

Sobre o Livro: Guia de Sinalização para rotas de cicloturismo e trilhas de ciclismo de montanha no Brasil.

Essa publicação é resultado da parceria da Aliança Bike, Rede Brasileira de Trilhas, Observatório do Cicloturismo, Instituto Chico Mendes e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

O cicloturismo e o ciclismo de montanha são atividades de muitas potencialidades. Além dos benefícios recreativos e de promoverem a conexão dos ciclistas com a natureza e com os bens socioculturais do Brasil, essas práticas são fundamentais para o desenvolvimento econômico das comunidades que vivem no entorno das rotas. Elas ajudam a reduzir o êxodo rural e contribuem ativamente para a preservação do ambiente natural — seja em estradas rurais, seja dentro de Unidades de Conservação. 

Sobre o Autor

Doutor e Mestre em Engenharia de Transportes e Turismólogo, Luiz é Diretor Executivo da Aliança Bike e coordena o Observatório do Cicloturismo do Instituto Planett. Atua há mais de dez anos em projetos e pesquisas relacionados à mobilidade urbana, turismo e lazer, meio ambiente e saúde coletiva.

Papo com autora Susi Saito

Data e horário: 18/10 às 18h15

Local: Cinema 2 do CCBB (48 lugares)

Ingresso: Entrada gratuita, mas é necessário reservar pelo site do CCBB ou retirar o ingresso na bilheteria (mediante disponibilidade).

Sobre o Livro: Alma Ciclo Viajante

Susi Saito nos traz o sincero e profundo relato de suas aventuras percorrendo de bicicleta, sozinha, o circuito Vale Europeu. De forma minuciosa descreve os preparativos, equipamentos e as difíceis decisões para tornar possível aquilo que, devido a seu histórico, seria improvável ou imprudente neste pedal solitário.

Dia após dia, a sua fé e a magia da bicicleta vão mostrando que ela nunca estava só em suas jornadas internas e externas. Em histórias de sorte, outras nem tanto, ela descreve como invadiu uma residência para dormir e como recebeu toda a força que precisou durante um caminho que desmistificou suas concepções de dificuldade física e aventura.

Por Antonio Olinto.

Sobre a autora


Escritora, autora do livro Alma Cicloviajante – Uma Aventura pelo Vale Europeu (2019) sobre sua cicloviagem em 2015. É o primeiro livro escrito por uma mulher sobre cicloviagens no Brasil. Em 2020, criou o perfil coletivo Mulheres Cicloviajantes no Instagram e no WhatsApp. E o Canal de Podcast “Alma Cicloviajante” que aborda temas de viagens, cicloturismo e conversas com Mulheres Cicloviajantes. Atualmente, profere palestras e participa de rodas de conversa, onde tem se dedicado ao incentivo do uso da bicicleta, mais especificamente, no uso que a mulher faz. Especialmente para viagem, no seu direito de ir e vir e levantando a problemática do ser mulher e ser cicloviajante.

Papo com Jorge Cáceres

Data e horário: 19/10 às 15h15

Local: Cinema 2 do CCBB (48 lugares)

Ingresso: Entrada gratuita, mas é necessário reservar pelo site do CCBB ou retirar o ingresso na bilheteria (mediante disponibilidade).

Sobre o Livro: No Caminho de Santiago – Caminho Francês por Navarra & Aragón

Quando um peregrino vai pela primeira vez para o Caminho de Santiago, tem como desafio uma quantidade de quilômetros que nunca viu na frente e se preparar para enfrentá-los. Depois de terminada a jornada, volta para sua casa e mentalmente sabe que um dia voltará. Isso chega a ser um pensamento diário.
No seu dia a dia o peregrino começa a enfrentar desafios no seu trabalho, na sua vida e percebe que ainda há caminhos aqui para percorrer e não são fáceis, muito menos prazerosos. Encarar os desafios do nosso cotidiano e, acima de tudo, superá-los nos dá uma certeza: um novo Caminho já está começando e a cada amanhecer a distância diminui até o dia que os seus pés estarão em Saint Jean Pied de Port.

Sobre o autor

Historiador, professor, tradutor e intérprete de conferências.
Formado em Letras/Espanhol-Português, Jorge lecionou em universidades e no Instituto Cervantes de São Paulo. Atualmente atua como Tradutor e Intérprete Português/Espanhol para o Ministério da Agricultura e grandes empresas. Conheceu o Caminho de Santiago em 1999 e já realizou cinco peregrinações pelo Caminho Francês. Essa vivência o levou a cursar História e se aprofundar nos estudos sobre a Ordem dos Templários.
Autor do livro “No Caminho de Santiago – histórias, lendas e informações” (2020), também oferece um curso online sobre o tema. Foi presidente da ACACS-SP (2021/2022) e tem apresentado estudos sobre o Caminho em universidades e encontros de peregrinos no Brasil e em Portugal.