Rio Mountain Festival 2013

Rio Mountain Festival 2013

Rio Mountain Festival 2013

Ao abrir as portas da Mostra Competitiva para os filmes estrangeiros este ano, demos um grande passo. Tivemos inscrições de países que nunca pensamos em receber, como Rússia, Bélgica, Eslovênia, China, Áustria, Suíça, entre outros tantos. Foram mais de 80 filmes - nacionais e internacionais - nesta nova fase. Agora, além dos já tradicionais filmes do Banff Mountain Film Festival, enriqueceremos o universo dos filmes ambientais, de montanha, aventura ou exploração, com produções de locais ainda mais longínquos do nosso planeta. Ganha o festival, com maior quantidade de obras cinematográficas, e ganha o público, com maior diversidade de filmes. Diversidade essa, inclusive, que já será visível no Natura Doc, no Centro Cultural Justiça Federal, onde apresentaremos filmes ambientais e culturais ligados à montanha, até então impensáveis no contexto da mostra.

Já sabíamos o quanto era grande o número de filmes desse gênero anualmente produzidos, e foi preciso ampliar os horizontes para melhor atender a nosso público. Continuamos com a Mostra Banff e a Mostra Competitiva, mas criamos mecanismos para atrair os produtores e diretores estrangeiros. Vários ajustes foram feitos: no regulamento, no site, na produtora e até mesmo no nome. Foi uma decisão difícil, mas necessária para conferir uma nova identidade ao evento.

Somos agora o “Rio Mountain Festival – Mostra Internacional de Filmes de Montanha”.

Alexandre Diniz
Diretor Geral

Filmes Premiados

Amigo Imaginário

Amigo Imaginário

Edição: Rio Mountain Festival - 2013
Direção: Oswaldo Baldin, Espírito Santo, 2013, 14 min, Escalada | Produção: Oswaldo Baldin
Melhor Filme - Júri Popular e Prêmio Terra Brasilis - Melhor Filme Brasileiro

DNA Para Voar

Edição: Rio Mountain Festival - 2013
Direção: Fabio Benvenuti e Leonel Sant'anna, Brasil, 2013, 5 min, Paraquedismo | Produção: Fabio Benvenuti
Melhor Curta-metragem

Kurt And The Chair Lift

Kurt And The Chair Lift

Edição: Rio Mountain Festival - 2013
Direção: Thaïs Odermatt, Suiça, 2012, 20 min, Esqui | Produção: Brigitte Hofer
Melhor Fotografia

Filme Samba do Leão

Samba do Leão

Edição: Rio Mountain Festival - 2013
Direção: Luciano Fiorenza, Brasil, 2013, 16 min, Escalada Alpina | Produção: Luciano Fiorenza
Melhor Filme de Montanhismo e Escalada

Galeria de Imagens

Fotógrafo: Flávio Veloso

Exposição Fotográfica: "Vulcôes do Deserto", De André Dib

Desmedidos, imponentes, temidos e belos. Responsáveis por grandes tragédias os vulcões ainda instigam nossa imaginação e nos lançam em nossa perplexidade. Sua força excessiva e descomunal nos lembra o quanto somos pequenos diante da natureza. Pensar nesse cenário é imaginar a imensidão onde os olhos se perdem, onde a natureza é áspera, rude, e ainda assim exerce uma atração difícil de explicar. 

Nesse sentido, o altiplano andino sempre me serviu como fonte de inspiração. Ali estive algumas vezes, buscando ângulos, luzes, costumes e, sobretudo, sentido todo o vigor da vida manifestado ali. 

Não satisfeito com a contemplação, busquei uma interação ainda maior, subindo alguns desses gigantes para trazer além das imagens, uma experiência pessoal. 

Através dessa mostra, pretendo fazer um convite aos apaixonados pelas montanhas, para que possam viajar através das imagens e buscar seus próprios desafios e a sensação de liberdade que essa busca nos remete.

Concurso Fotográfico - Montanhas do Mundo

Nesse espaço trouxemos uma galeria de fotos dos fotógrafos que participaram do Concurso Fotográfico desta edição.

Translate »