Apresentação

Criado por Alexandre Diniz , o Rio Mountain Festival – RMF , começou sua jornada como Mostra Internacional de Filmes de Montanha em 2001, apresentando os melhores filmes do Banff Mountain Film Festival, festival canadense que é também um dos maiores do mundo nesse gênero. Três anos depois, criou a Mostra Competitiva com o objetivo de incentivar a produção nacional de filmes de esportes de aventura, natureza e cultura de montanha. Aos poucos, para complementar a programação de filmes, outras atividades foram incluídas como lançamento de livros, palestras, exposição fotográfica e concurso fotográfico.

O Rio Mountain Festival segue conquistando a admiração do público e o respeito dos produtores e diretores do gênero.

O Festival é, sem dúvida, um dos mais importantes acontecimentos do calendário brasileiro de cultura de montanha e de atividades culturais dos esportes ao ar livre.

Diretores do Rio Mountain Festival

Abelardo Walsh

Abelardo Walsh

Sócio, Diretor de Programação e Curadoria

Abelardo é diretor de audiovisual e produtor de conteúdo outdoor.

Na sua infância e adolescência Abelardo Walsh teve diversas vivências outdoor, que influenciaram profundamente sua vida adulta e profissional. Ele aproveitou a experiência de 22 anos no audiovisual e no montanhismo para produzir conteúdos outdoor para a marca SPOT Brasil e para o seu canal Dicas de Trekking, tornando-se um documentarista, produtor de conteúdo e cinegrafista outdoor para vários projetos nacionais e internacionais para TV, cinema e web através da sua produtora Walsh TV.

Alexandre Diniz

Alexandre Diniz

Idealizador do Rio Mountain Festival, Sócio fundador, Diretor Geral e Curador

Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Cultural, começou produzindo eventos de escalada esportiva pela Federação de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro – FEMERJ, nos anos de 1995 a 2001. Ainda em 2001, montou a 9d Produções e começou a realizar a Mostra Internacional de Filmes de Montanha, trazendo a World Tour do Banff Mountain FilmFestival para o Brasil.
Em 2013, com a inclusão dos filmes internacionais na Mostra Competitiva, o festival passou a se chamar “Rio Mountain Festival”- RMF. Projeto ao qual se dedica totalmente para torná-lo o maior festival de filmes de montanha da América Latina. O RMF é mais antigo festival de filmes de montanha do Brasil.

Com o trabalho curadoria dos filmes internacionais e nacionais que são exibidos no festival, resolveu produzir e dirigir seu primeiro curta-metragem: Caminho Teixeira / 2009 / 13 min. O curta passou em 12 festivais internacionais de filmes de montanha.