Conheça os Filmes Vencedores da Mostra Competitiva 2023

Publicado em: 24/10/2023 11:48 | Atualizado em: 24/10/2023 11:48

Filme canadense de ciclismo foi escolhido pelos jurados do festival como o grande destaque da edição 2023, enquanto Transmongólia foi eleito pelo público.

No domingo (21/10), o Rio Mountain Festival encerrou sua 18ª. edição com a premiação da Mostra Competitiva. O grande vencedor, que recebeu o Prêmio Cidade do Rio pela escolha do melhor filme, foi a produção canadense The Engine Enside (O Motor Interno), de Darcy Wittenburg, Darren McCullough e Colin Jones. O filme relata a história de seis pessoas, de várias partes do mundo, que se uniram para mostrar o impacto da bicicleta em questões globais, como saúde física e mental, desigualdade socioeconômica e mudanças climáticas.

Premiação Rio Mountain Festival 2023

Já o filme mais votado pelo público foi o brasileiro “Transmongólia“, que mostra Guilherme Cavallari percorrendo 3.633 km de bicicleta pelo país asiático Mongólia. Os pontos altos dessa cicloviagem incluem o convívio com famílias nômades, o mergulho na cultura e o dia a dia repleto de muitas aventuras e surpresas. O documentário tem produção de Cauê Steinberg e Guilherme Cavallari.

Confira os demais Filmes Premiados:

  • Prêmio Terra Brasilis – Melhor Filme Brasileiro: ROTA POLAR
    Direção: Beto Pandiani e Sylvio Rocha
    Produção: Sylvio Rocha
    Origem: Brasil
    Tema: Vela
  • Melhor Fotografia: JADIS – LOOKING BACKWARD (Jadis – Olhando para Trás)
    Direção: Sébastien Jam
    Produção: William Cochet
    Origem: França
    Tema: Montanhismo e esqui
  • Melhor Curta-metragem: OVERHANG (Pendurado)
    Direção: Lucas Costes e Mathéo Bourgeois
    Produção: Alban Giraudon
    Origem: França
    Tema: Escalada

Além da premiação, o Rio Mountain Festival concedeu duas menções honrosas para:

  • Artivista Mundano, André D’Elia, Jonaya de Castro e André Libério, da Cinedelia Filmes, pela realização do filme Cinzas da Floresta, que segundo os curadores do festival trata-se de uma importante contribuição à sociedade brasileira na conscientização de proteção das florestas brasileiras.
  • Isabel Aguirre, Carlos Pérez e Odei Zabaleta, pela realização do filme En Busca de mi Cumbre (Em Busca do meu Cume), pela importante contribuição à sociedade brasileira, especialmente às pessoas com deficiência que lutam por lugares mais inclusivos.

Aproveite e conheça os Jurados desta edição

Além da mostra competitiva do cinema, o Rio Mountain Festival elege, através do concurso fotográfico “Montanhas do Mundo”, o melhor fotógrafo que terá a oportunidade de expor seu trabalho na próxima edição do festival! E dessa vez temos o prazer de anunciar que o vencedor foi Rafael Duarte com a exposição “Matterhorn – A montanha mais bonita do mundo”.

Saiba mais sobre o concurso fotográfico dessa edição.

Translate »