Moyo

Título original: Moyo
Exibição: Rio Mountain Festival - 2024
Mostra: Competitiva

Direção: Henry J Kamara e Jim Petersen
Produção: Henry J Kamara e Jim Petersen
Origem: 2023
Tema: Tanzânia
Ano: 14 min
Duração: Henry J Kamara
Classificação etária: livre

Prêmios internacionais: Kendal Mountain Film Festival – Londres, Inglaterra – Melhor Curta-metragem

SINOPSE:

“Moyo” é um retrato cru e poético das crianças que vivem em Jipe Moyo e Musoma. Pintando um quadro lúdico e colorido do povo e da cultura, o filme destaca o ritmo desta região especial da Tanzânia. Cercado de vida selvagem exótica e paisagens extraordinárias, o povo de Musoma alcançou uma harmonia distinta com o ambiente que fluir por tudo ao redor.

O centro Jipe Moyo é amado e apoiado por toda a comunidade. Sua missão é simples: dar a cada criança a base necessária para construir a vida que merece. Paredes e rochas estão espalhadas por toda a cidade, sobrepondo-se às casas e lojas, aos quintais, no topo das montanhas e nas margens de lagos e lagoas. “Elas formam as fundações de nossas casas, secam os peixes que comemos”, pode-se dizer que as rochas sustentam o modo de vida em Musoma.

Apesar do início difícil, com a ajuda das freiras, as crianças transformaram suas dificuldades em bravura e, agora, não se intimidam diante de qualquer desafio. Sua força, talvez, seja melhor demonstrada por sua habilidade e amor pela escalada.