Mostra Banff

A Mostra Banff é um dos destaques do Rio Mountain Festival, ela acontece desde a primeira edição RMF exibindo uma seleção dos melhores filmes do Banff Mountain Film Festival, festival canadense que é também um dos maiores do mundo nesse gênero. Com a Mostra Banff levamos às telas dos cinemas o que existe de melhor no mundo cinematográfico dos esportes de montanha. São filmes de esportistas consagrados que aventuram-se também na arte do cinema, ou grandes produtoras buscando o melhor ângulo de esportes como base jump, parapente, escalada, caiaque, mountain bike, entre outros. A mostra acontece geralmente em duas sessões e não tem caráter competitivo.

Conheça abaixo um pouco mais do Banff Mountain Film Festival e do The Banff Centre.

Banff Mountain Film Festival

Realizado pela primeira vez em 1976, com apenas uma noite de projeções, o festival vem crescendo e ganhando renome internacional.

Atualmente, o evento tem a duração de uma semana e envolve a competição de filmes, projeções de slides, palestras dos melhores montanhistas do mundo, exposições de fotografias e uma feira de livros de montanha.

Após o festival, uma seleção dos melhores filmes viaja para mais de 550 cidades, para mais de 1.100 shows, em mais de 40 países, com uma audiência total de aproximadamente 550.000 pessoas. É o The Best of the Banff Mountain Film Festival World Tour, que passa por países como Estados Unidos, Islândia, Austrália, Argentina, México, Índia, Nova Zelândia, África do Sul, bem como o continente europeu. Em 2000 incluiu, pela primeira vez, a América do Sul, onde foi realizado no Chile.

The Banff Centre

Localizado dentro do Parque Nacional de Banff, na Província de Alberta, Canadá, é considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO.

The Banff Centre é a única escola de nível superior da América do Norte dedicada às artes, à cultura das montanhas e ao desenvolvimento de liderança. Atualmente o centro é uma referência internacional para uma variedade de estudos e projetos artísticos.

Mais informações sobre o Banff Centre você encontra em www.banffcentre.com