Apresentação

Criado por Alexandre Diniz, o Rio Mountain Festival (RMF), começou sua jornada como Mostra Internacional de Filmes de Montanha, em 2001, apresentando os melhores filmes do Banff Mountain Film Festival, festival canadense que é também um dos maiores do mundo nesse gênero. Três anos depois, criou a Mostra Competitiva com o objetivo de incentivar a produção nacional de filmes de esportes de aventura, natureza e cultura de montanha. Aos poucos, para complementar a programação de filmes, atividades paralelas foram incluídas. Hoje, concurso fotográfico, exposição fotográfica, lançamento de livros, venda de livros, palestras de esportistas e outras atividades fazem do festival um grande evento cultural dos esportes de aventura.

Após 15 anos, o RMF conquistou a admiração do público e o respeito dos produtores e diretores do gênero, tornando-se um dos mais importantes acontecimentos do calendário brasileiro de cultura de montanha e atividades ao ar livre. Visando a continuidade do projeto, seu criador está sempre buscando aumentar o número de filmes em sua programação e outras atividades de interesse do público.


Produção: 9d

A 9d foi criada com o objetivo de realizar eventos esportivos e culturais ligados ao montanhismo. Mostrou profissionalismo na realização de competições de escalada, divulgou os eventos já tradicionais do montanhismo e trouxe para o Brasil o maior festival de filmes de montanha do mundo: o Banff Mountain Film Festival.

Com o Banff Mountain Film Festival, nasceu a Mostra Internacional de Filmes de Montanha, levando às telas dos cinemas o que existe de melhor no mundo cinematográfico dos esportes de montanha. São filmes de esportistas consagrados que aventuram-se também na arte do cinema, ou grandes produtoras buscando o melhor ângulo de esportes como base jump, parapente, escalada, caiaque, mountain bike, entre outros.

“Nossa missão é ser a solução em projetos culturais e eventos esportivos ligados aos esportes da natureza, atender nossos clientes e parceiros com excelência, trabalhar com profissionalismo e acima de tudo respeitar o meio ambiente.”


Direção: Alexandre Diniz

Carioca, formado em Administração de Empresas pelo Instituto Metodista Bennett e pós-graduado em Gestão Cultural pelo Senac – EAD. Organizou diversas competições de escalada no período de 1995 a 2001, quando montou a 9d Produções e começou a realizar a Mostra Internacional de Filmes de Montanha. Projeto ao qual se dedica totalmente na busca de torná-lo o maior festival de filmes de montanha da América Latina.

Com o trabalho de organizar e participar da curadoria dos filmes internacionais e nacionais que são exibidos na Festival, resolveu produzir e dirigir seu primeiro curta-metragem: Caminho Teixeira. Após a estreia bem sucedida, outros projetos já estão na trilha deste cineasta de primeira viagem.

Translate »