Cine Montanha Empolga o Público na Urca

Publicado em: 04/05/2012 12:34 | Atualizado em: 15/06/2019 15:27

Nem o risco de chuva espantou os montanhistas no primeiro dia do Cine Montanha. Foram exibidos os filmes premiados “A Conquista”,  “Tepui” e “Uruca”, além do filme “Caminho Teixeira” que retrata a conquista do Dedo de Deus.  Na outra sessão da noite o documentário Vertical Frontier que fala sobre a história do Parque Nacional do Yosemite. O filme traz grandes personalidades do montanhismo americano relacionado ao parque e a evolução da escalada numa das mecas da escalada mundial.

A telona foi uma das grandes atrações no primeiro dia da Semana Brasileira de Montanhismo. Num clima super agradável com o público distribuído nas quase 300 cadeiras e no gramado da Praça General Tibúrcio, onde todos curtiram muito rever os filmes nacionais na telona com o Pão de Açúcar a espreita e as imagens refletidas no lago. Cinema e montanha num clima de Central Park… Um luxo!

Mas infelizmente nos dois dias seguintes o vento e a chuva não permitiram que repetíssemos a dose. Só foi possível no dia 01 de maio, último dia da SBM. Então, mais três filmes nacionais foram passados: “Cinquentona Gallotti”, “Quanta Patagônia” e “Aconcágua Sin Mulas”. Logo em seguida o filme “Les Piolets D’or” sobre a maior premiação do alpinismo mundial. Onde Walter Bonatti, Reinhold Messner e Doug Scott receberam o prêmio pelo conjunto da obra em 2009, 2010 e 2011, respectivamente. Mais uma vez o vento forte na praça interrompeu as projeções. Além do Les Piolets D’or, faltou também a exibição dos filmes  “Cariocando”, “Dias de Tempestade” e “Culinária Casca Grossa”. Ficamos nas dívida.

Com o gostinho de quero mais, vamos trabalhar para manter o Cine Montanha na Praça daqui para frente na Abertura da Temporada de Montanhismo – ATM, o tradicional evento do montanhismo carioca.

Translate »