Rio Mountain Festival 2014

Rio Mountain Festival 2014

Rio Mountain Festival 2014

De casa nova, o Rio Mountain Festival traz o universo da cultura de montanha, com cinema, fotografia e literatura, retratando o que há de melhor na produção cultural mundial. Este ano, o Festival recebeu filmes de distintos locais do planeta, incluindo Itália, França, Suécia, Estados Unidos e Brasil. Dentre os mais de 60 filmes enviados para análise, selecionamos os que se encaixavam no perfil do festival e, assim, oferecemos uma seleção de filmes que retratam escalada, aventura, expedições, mountain biking, cicloturismo e BASE jump.

Das falésias escondidas no recanto do Paraíso à incrível Balls Pyramid no Oceano Pacífico, das viagens em bicicleta pela Patagônia e África, de áreas desconhecidas da Groenlândia à histórica Trento na Itália; os filmes que competem na 14ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha irão surpreender pelos roteiros e imagens. O lançamento do livro do Waldemar Niclevicz e as fotografias de Edson Vandeira complementam as sessões de cinema para oferecer ao público uma diversidade de atividades durante os três dias de Festival.

Agradecemos aos nossos parceiros: Equinox / A5 Escalada / Go Outside / Canal Off / Mountain Voices / Rádio Cidade.

Agradeço imensamente à pequena grande equipe do festival que, mesmo com todas as dificuldades que é fazer um festival no Brasil, continua firme, acreditando e lutando junto para mais um Rio Mountain Festival na cidade maravilhosa.

Por último, agradecemos ao nosso público fiel que nos acompanha todos esses anos.

Sejam todos bem-vindos!!!

Alexandre Diniz
Diretor Geral

Trailer Oficial - RMF 2014

Filmes Premiados

Filme Balls Pyramid

Balls Pyramid (Pirâmide de Ball)

Edição: Rio Mountain Festival - 2014
Direção: Mikael Santiago, Brasil, 2014, 73 min, Parapente, wingsuit, expedição | Produção: Luigi Cani
Prêmio Terra Brasilis - Melhor Filme Brasileiro

Between Places

Between Places

Edição: Rio Mountain Festival - 2014
Direção: Henrik Rostrup, Groenlândia, Espanha e França, 2014, 52 min, Expedição | Produção: Mats Olofsson
Prêmio Cidade do Rio - Melhor Filme e Melhor Fotografia

Chiedilo A Keinwunder

Chiedilo A Keinwunder (Ask Keinwunder)

Edição: Rio Mountain Festival - 2014
Direção: Carlo Cenini e Enrico Tavernini, Itália, 2014, 90 min, Escalada | Produção: Compagnia delle Nuvole
Melhor Filme de Montanhismo e Escalada

Filme Transpatagônia

Transpatagônia

Edição: Rio Mountain Festival - 2014
Direção: Cauê Steinberg, São Paulo, 2014, 40 min, Ciclismo e expedição | Produção: Jade Stipp
Melhor Filme - Júri Popular

Galeria de Imagens

Fotógrafo: Christian Sens

Exposição Fotográfica: "Patagônia", de Edson Vandeira

Trilhar e escalar as mais belas montanhas nacionais e sul americanas, realizar saídas fotográficas, ministrar cursos de escalada em rocha e gelo, registrar eventos e expedições em ambientes naturais: este é o trabalho do guia de montanha e fotógrafo Edson Vandeira. Vandeira descobriu cedo sua paixão pela natureza e há sete anos vem se dedicando a este estilo de vida.

Nesta exposição conheceremos de perto seu trabalho através de suas fotografias retratando um dos lugares mais incríveis e bonitos do mundo, a Patagônia.

Lançamento de Livros

O Brasil no Topo do Mundo, de Waldemar Niclevicz

“Um testemunho do meu amor pela montanha e pela fotografia”, assim Waldemar Niclevicz define o sua mais nova conquista, uma autobiografia fotográfica que reúne toda a sua trajetória, desde o seu primeiro contato com a montanha na Serra do Mar do Paraná até o alto das maiores montanhas do mundo. 

O livro relata a história de um dos alpinistas brasileiros com maiores feitos em alta montanha e que se dedicou a colocar “O BRASIL NO TOPO DO MUNDO”. Os 28 capítulos trazem 1.320 fotografias em 420 páginas, retratando aspectos físicos, da história, costumes e tradições das principais montanhas da Terra: da Antártida aos Andes, do Alasca a Groenlândia, dos Alpes a África, do Cáucaso ao Pamir, do Himalaia ao Karakorum, da Nova Zelândia a Tasmânia.

Com suas fotografias, Niclevicz nos mostra a beleza de raras paisagens, detalhes da flora e fauna, assim como aspectos da cultura, religião e arquitetura, revelando a riqueza de suas expedições. Pensamentos do próprio Niclevicz estão em destaque em algumas páginas, nos convidando a uma reflexão sobre o sentido da nossa existência e a delicada situação ambiental do mundo em que vivemos.

Concurso Fotográfico - Montanhas do Mundo

Nesse espaço trouxemos uma galeria de fotos dos fotógrafos que participaram do Concurso Fotográfico desta edição.

Translate »