6ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha

6ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro o Cine Odeon BR recebeu a 6ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha. A Mostra Competitiva teve uma grande quantidade de filmes inscritos, além de uma maior diversidade de esportes. 

O grande vencedor foi o filme “A Conquista – uma estória de aventura”, de Gustavo Sampaio, que ficou com o primeiro lugar do Júri Popular e do Júri Oficial. Logo em seu primeiro filme Gustavo surpreende com sua habilidade e competência na criação do roteiro e edição das imagens. O filme mostra o planejamento e a conquista de uma nova via de escalada em Mimoso do Sul, no Espírito Santo. O diretor foi premiado com os dois troféus Corcovado, horas de edição no estúdio Link Digital e equipamentos da Equinox. 

O segundo lugar, eleito pelo Júri Popular, ficou com o filme “Paulo “Macaco” Bastos – uma vida”, dirigido por Marco Terranova e produzido por Paulo Henrique Blokinho. 

Um filme delicado, que leva a platéia a rever seu conceito de amizade ao revelar histórias surpreendentes e pitorescas de Paulo Macaco e seus amigos. 

O filme “Além de Quimeras”, de Luiz Felipe Matos, recebeu a Menção Honrosa do Júri Oficial por sua experimentação artística da linguagem cinematográfica. O filme de Brasília foi considerado um “cult” da cinematografia de montanha. 

Durante o evento foi realizada a Exposição “Montanhas”, do fotógrafo João Paulo Barbosa, com belíssimas imagens das montanhas das Américas. O escalador Antônio Paulo Faria lançou, com grande sucesso, o livro “Montanhismo Brasileiro: Paixão e Aventura”.

Filmes Premiados

A Conquista – uma estória de aventura

A Conquista – uma estória de aventura

Edição: Rio Mountain Festival - 2006
Direção: Gustavo Sampaio, Rio de Janeiro, 2005, 45 min, Escalada big wall | Produção: Gustavo Sampaio
Melhor Filme - Júri Popular

Além de Quimeras

Edição: Rio Mountain Festival - 2006
Direção: Luiz Felipe Matos, Distrito Federal, 2006, 13 min, Escalada boulder | Produção: Luiz Felipe Matos
Menção Honrosa

Paulo Bastos Macaco – Uma Vida

Edição: Rio Mountain Festival - 2006
Direção: Marco Terranova, Rio de Janeiro, 2006, 27 min, Escalada | Produção: Marco Terranova e Paulo Henrique Blokinho
Melhor Filme - Júri Popular

Veja AQUI todos os filmes exibidos durante a 6ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha.

Galeria de Imagens

Lançamento de Livros

"Montanhismo Brasileiro: Paixão e Aventura", de Antonio Paulo Faria

Antonio Paulo Faria, um dos escaladores brasileiros mais experientes e ativos, é Doutor em Ciências e desenvolveu diversos projetos de pesquisa científica, a maioria direcionada a estudos da dinâmica de ambientes de montanha.

Neste livro, ele narra a evolução da escalada no Brasil desde o século XVIII até os dias atuais, ilustrada pelas inúmeras aventuras vivenciadas por muitos dos melhores escaladores brasileiros. As histórias, que poderiam ser encontradas nos melhores livros de ficção, são, no entanto, todas verdadeiras.

Homenagem a Roberta Nunes e Vitor Negrete

Vídeos e imagens homenagearam dois dos maiores nomes do montanhismo brasileiro, mortos este ano.

Montanhista, guia e fotógrafa, Roberta Nunes escalou em diversos países e, entre outros grandes feitos, abriu a via de escalada Hidrofilia (VI, 1620 metros, 7A, A2+, graduação francesa), no Maujit Gorgassasia, Groenlândia, sendo a primeira ascensão humana deste cume e a maior rota aberta por mulheres na história do alpinismo mundial.

Engenheiro de Alimentos e montanhista, Vitor Negrete realizou dois feitos inéditos para o montanhismo brasileiro: escalou a face sul do Aconcágua e foi o primeiro brasileiro a alcançar o cume do Everest sem oxigênio suplementar.
A renda da sessão será doada para a Fundação Roberta Nunes.

Exposição Fotográfica: "Montanhas", de João Paulo Barbosa

Exposição Fotográfica de João Paulo Barbosa - Mostra 2006

João Paulo Barbosa é fotógrafo profissional, historiador e montanhista. Trabalha principalmente com documentação fotográfica da natureza e de expedições. Fotografou, dentre outros, para o Smithsonian Institution/National Geographic, Greenpeace e Ministério do Meio Ambiente e para as revistas Terra, Superinteressante, Headwall, Outdoor Magazine, Go Outside e Super Foto Prática (Portugal). Publicou o livro Ecos de la Mitad del Mundo (Odebrecht), resultado de dois anos de viagens pelas montanhas e vulcões do Equador. Em 2005, foi convidado a participar como foto-jornalista do 30º Banff Mountain Film Festival, no Canadá.

Translate »