12ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha

As aventuras, explorações e histórias, através de imagens, é que enriquecem o caminho da 12ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha.

Aproveite as sessões nacionais, a exposição fotográfica da Cordilheira Real, os lançamentos dos Guias de Ilhabela e de Plantas Planalto do Itatiaia e, logicamente, os filmes internacionais do Banff. Como? Encontre com sua tribo no Cinema Odeon Petrobras e curta as diversas expressões artísticas ligadas a cultura de montanha.

Viaje no cinema de montanha ou se aventure em sua evolução. No pisicobloc em Maiorca, nas conquistas em Mali, nas aventuras no Rio do Poncho, no espírito de liberdade de Jader Lago, nas estórias e histórias do Everest, nos bikers do Brasil Ride, nos adrenantes solos em Riglos, nas sonhadas escaladas na Patagônia ou viaje para as montanhas bolivianas.

Filmes Premiados

Espírito de Liberdade

Espírito de Liberdade

Edição: Rio Mountain Festival - 2012
Direção: Jader Lago, São Paulo, 2012, 41 min, Vários esportes | Produção: Flávia Mazzaro, Mariana Gabriel e ESPN Brasil
Melhor Montagem

Harmatan

Harmatan

Edição: Rio Mountain Festival - 2012
Direção: Eliseu Frechou, São Paulo, 2012, 21 min, Escalada | Produção: Eliseu Frechou, Marcio Bruno, Wiland Pinsdorf e Edemilson Padilha
Melhor Diretor

No Ropes No Bolts

No Ropes No Bolts (Sem cordas e sem proteções)

Edição: Rio Mountain Festival - 2012
Direção: Felipe Dallorto e Julio Blander, Rio de Janeiro, 2012, 46 min, Escalada psicobloc | Produção: Felipe Dallorto, Julio Blander e Flávia dos Anjos
Melhor Filme - Júri Oficial, Melhor Filme - Júri Popular, e Melhor Fotografia

Galeria de Imagens

Lançamento de Livros

Guia de Ilhabela

Guia de Ilhabela, de Fernanda Lupo e Márcio Bortolusso

Primando pela precisão das informações, o casal de aventureiros e documentaristas está revolucionando a forma de fazer guias turísticos. Iniciativa da PHOTOVERDE® com apoio das marcas GORE-TEX® e WINDSTOPPER®, após 25 meses de exaustiva pesquisa e documentação, o livro passa a fazer parte da série Viagens Ecológicas e Culturais, proposta editorial inédita sobre polos ecoturísticos nacionais. 

O livro apresenta o mais completo levantamento dos naufrágios, points de mergulho, aventuras, praias, cachoeiras e passeios do Arquipélago de Ilhabela, incluindo inúmeras descobertas grandiosas que estão ajudando a transformar a região em um importante destino para Ecoturismo e Aventura. Mais em photoverde.com.br. 

Guia de Plantas Planalto do Itatiaia, de Izar Aximoff e Katia Torres Ribeiro

O livro traz a catalogação de mais de 160 espécies, além de informações ecológicas sobre as montanhas da mata atlântica e, em especial, sobre os campos de altitude. Faz parte de um trabalho pioneiro, que vem desvendar a riqueza biológica de um dos pontos turísticos mais apreciados do país e um dos preferidos entre os montanhistas, e leva o leitor a uma reflexão sobre a diversidade biológica e o quanto ela é valiosa em diversos aspectos. 

São 224 páginas com cerca de 500 fotos de excelente qualidade. Além das plantas típicas do Planalto do Itatiaia, inclui fotos da fauna e de aspectos do ambiente, como as queimadas danosas. 

Foi lançado no Jardim Botânico (RJ) por seus idealizadores - pesquisadores/montanhistas Izar Aximoff e Kátia Torres Ribeiro - com o patrocínio das Indústrias Nucleares do Brasil e o apoio do Parque Nacional do Itatiaia e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade.

Exposição Fotográfica: "Cordilheira Real - Bolívia", de Artur Vieira

Apesar de muito jovem, Artur Vieira já tem grande experiência em viagens pela América do Sul, sempre acompanhado de uma câmera filmadora ou fotográfica. Após realizar alguns trabalhos de vídeo para produtoras de esporte de aventura, Artur começou a se dedicar exclusivamente à fotografia e especificamente a retratar as magníficas montanhas espalhadas por todo o continente sul americano. Como montanhista apaixonado pelo povo, cultura, cores e relevo dos Andes, Artur tem voltado seu olhar para as imensas montanhas que formam as belíssimas cordilheiras na Bolívia. Nos últimos anos, realizou um cuidadoso trabalho ao fotografar a cadeia de montanhas do Condoriri, localizadas no altiplano boliviano. Mesclando cultura e natureza, Artur revela a beleza ímpar as majestosas montanhas e também os traços marcantes do povo andino. Por meio de apuradas técnicas, ele extrai dos seus equipamentos toda a qualidade, para trazer o máximo de realismo sem perder o foco no caráter fantástico que envolve as paisagens exuberantes do ambiente de alta montanha. Como resultado, em 2011 foi vencedor do Concurso de Fotografia “Montanhas do Mundo”, promovido pela Mostra Internacional de Filmes de Montanha. A exposição contará com apoio da LabTec - Laboratório Foto Digital.

Concurso Fotográfico - Montanhas do Mundo

Nesse espaço trouxemos uma galeria de fotos dos fotógrafos que participaram do Concurso Fotográfico desta edição.

Translate »