Sessão com Audiodescrição

No dia 16/10, às 16h, em parceria com o IBC, o Rio Mountain Festival fará uma sessão da Retrospectiva 15 Anos com audiodescrição para os alunos com deficiência visual. Serão exibidos Asas – Um Sonho Carioca, um filme sobre voo livre e ligado à cultura carioca, e Caminho Teixeira, que conta a conquista da via Teixeira, no Dedo de Deus, em Teresópolis, tida como o marco da escalada no Brasil.

Saiba um pouco mais sobre o trabalho do Instituto Benjamin Constant:

"O Instituto Benjamin Constant (IBC) é um centro de referência nacional especializado para questões da educação em deficiência visual de crianças, jovens e adultos, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas nessa área, produção de material didático especializado, adaptação de livros, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.

Aqui recebemos pessoas com baixa visão, cegos e surdocegos.
A baixa visão consiste na perda parcial da visão, que pode ser compensada com o uso de lentes de aumento, lupas, telescópios, com o auxílio de bengalas e de treinamentos de orientação.
A cegueira total é quando não existe qualquer percepção de luminosidade, vulto, pessoas e objetos, tornando o uso do Sistema Braille, a bengala e os treinamentos de orientação e mobilidade, nesse caso, fundamentais.
A surdocegueira é a incapacidade total ou parcial de audição e visão simultaneamente, podendo apresentar-se antes ou depois da aquisição da linguagem.

O Departamento de Educação (DED) atende as crianças cegas, com baixa visão e Deficiências Múltiplas, desde a Estimulação Precoce (de 0 a 3 anos), passando pelo Pré-escolar, indo até o 9º ano do Ensino Fundamental, com todas as disciplinas curriculares, além do ensino do Braille, Sorobã, Escrita Cursiva, Música e Teatro, Orientação e Mobilidade, Práticas Educativas para a Vida Independente, Atividades Culturais e de Laser, Educação Física Adaptada, Desportos Paralímpicos, etc.
Pelo Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR) são atendidos jovens e adultos que podem contar com o Curso Técnico em Massoterapia, Programa de Reabilitação, Capacitação e Empregabilidade, buscando propiciar a autonomia e a independência de seus alunos.

Na Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT) há o Curso Técnico em Massoterapia em convênio com o Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, o Núcleo de capacitação e Empregabilidade – NUCAPE, e o Programa de Reabilitação, que consiste em auxiliar na readaptação da nova condição de vida. Dentro do programa de reabilitação há os seguintes atendimentos: Pré-Braille, Sistema Braille, Orientação e Mobilidade - OM, Escrita Cursiva, Música e/ou canto coral, Artes com Jornal, Oficina de Cerâmica, Afinação de piano, Educação Física Adaptada, Sorobã, Estimulação sensorial, Atividade de Vida Diária – AVD, Informática (uso de softwares com sintetizadores de voz que incluem os cegos no mundo digital, com os sistemas DOSVOX/NVDA(voz sintetizada) e MAGIC(ampliador de tela para pessoas com baixa visão), Programa de Atendimento e Apoio ao Surdocego – PAAS e Atividades Culturais."

Translate »