Jurados

Mostra Competitiva

Luciano Miguel Martins

Luciano Miguel Martins, piloto de parapente desde 1998, faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Parapente desde 2006, sendo atual presidente da entidade. É um dos organizadores do Congresso Brasileiro de Parapente desde a 7.a edição e no ano passado, durante a 22.a edição do evento, deu início ao "ABP Fly Movies - Festival Internacional de Filmes de Esportes Aéreos" com mais de 40 filmes inscritos do Brasil, EUA, Canadá e Europa.

Pedro da Cunha Menezes

Pedro da Cunha Menezes é diplomata de carreira e montanhista de coração, tendo trabalhado no ICMBio em três períodos diferentes de sua vida. Na área cultural, trabalhou no 2º Festival Internacional de Cinema e Vídeo do Rio de Janeiro (2º FestRio) em 1985, foi Consultor Técnico e Histórico para o vídeo Parque Nacional da Tijuca de Beatriz Paiva, em 2004, e Chefe do Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Lisboa entre 2007 e 2010 onde era responsável pela atividade "quarta é dia de cinema brasileiro". Pedro publicou mais de quinze livros e mais de cem artigos sobre montanhismo, mountain bike e parques nacionais, e foi curador da exposição de quadros oitocentistas “O Rio de Janeiro na Rota dos Mares do Sul”, em 2006. Pedro trilha em média 1.000 km por ano e foi finalista em 2015, 2016 e 2017 do Prêmio Mosquetão de Ouro, outorgado pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada.

Concurso Fotográfico

Monique Cabral

Fotógrafa com mestrado em Artes e Fotografia Documentaria pelo Royal College of Arts de Londres, formada em antropologia pela UNICAMP, fotografa culturas ancestrais, a natureza no Brasil e no mundo há cerca de 40 anos. Trabalhou como fotojornalista nas principais revistas e jornais do Brasil sendo 10 anos no jornal OGlobo e foi muitas vezes premiada como a melhor fotografia de jornais e concursos no Brasil e na Inglaterra; hoje atua como fotógrafa autoral e CEO da Trilharte Fotografia & Aventura, escola que já formou mais de 10.000 alunos nos seus 20 anos de existência e da qual é sócia fundadora; também sócia fundadora da AFNatura - Associação dos Fotógrafos de Natureza.

Na Trilharte Fotografia & Aventura ministrou centenas de cursos e oficinas de fotografia sendo essas em locações por vários estados brasileiros, principalmente nos Parques Nacionais da Tijuca, da Serra dos Órgãos, no Parque Estadual dos Três Picos e Itatiaia – RJ; na divisa com o estado do Rio no Parque Nacional da Serra da Bocaina – SP; e no Pantanal e Chapada dos Guimarães – MT; em várias áreas de proteção de biomas e culturas, além de workshops internacionais no Estreito de Magalhães – da Reserva Marinha Francisco Coloane até o Seno Almirantazgo na Terra do Fogo – Chile/Argentina.

Ricardo Siqueira

Geólogo de formação e fotógrafo por profissão. Trilhou o caminho da grande imprensa nacional até 1995, atualmente produz e edita seu próprio trabalho, baseado em paisagens naturais, na forma de livros de arte. www.luminatti.com.br